Social Icons

domingo, 9 de setembro de 2012

[TimeLine] Anos 80's



Por: Izaias D’ Santos.

Sempre com um "OFFCAST" virá uma "TimeLine", assim foi proferido na primeira reunião da primeira formação da equipe "OFF", e assim será.


Bom, brincadeiras a parte, com a escolha da direção da equipe Studio-Off em discutir nesse mais recente podcast alguns exemplares cinematográficos que vieram a ser produzidos nos anos 80. Eu, Izaias D’ Santos, trago a vocês uma pequena explanação que se propõem em catalogar alguns pontos históricos desse grande período. Sejam bem vindos a uma rápida viajem a 'década perdida'.


E assim foram apelidados os anos 80, “A Década Perdida”. Esse apelido foi dado por razões bem claras, marcados por uma grande estagnação econômica vivida principalmente na América Latina, aonde houve uma significativa diminuição da produção industrial e um menor crescimento da economia, gerando crises civis principalmente no território brasileiro.



O período também foi marcado por grandes guerras internacionais, o momento mais tenso da “Guerra Fria” ocorreu entre 1983 e 1989, a “Guerra do Líbano” agravou-se em 1982 e a “Guerra Irão/Iraque” decorreu entre 1980 e 1988.


Todo esse cenário violento e destrutivo refletiu diretamente na juventude, que logo vieram a transformar todo esse parâmetro em alguns movimento artísticos de repercussão mundial e atemporal. Na musica achamos o "Thrash Metal", "Speed Metal" e "Black Metal", todos são variações do "Heavy Metal" iniciado nos anos 60.

Assim brotando dessa cena musical bandas idolatradas até hoje por amantes do Rock em geral, listo algumas delas, como o grupos "Metallica", "Megadeth", "Bon Jovi" e a minha preferida, sem diminuir as demais mencionadas, os mestres do "Guns N' Roses".


Já no cenário cinematográfico, os anos 80 representou o momento que eu intitulo de "Contra Ataque", foi nesse período que o cinema consolida a era das grandes bilheterias, aonde o público sai do conforto provido pelas Televisões e passa a povoar as salas de cinema em busca de novo herois patriotas, lembrando que nessa época o EUA ainda amargava a derrota na guerra do Vietnã, que decorreu do ano de 1955 até o final de 1975.

Filmes como "Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca" e "Superman II - A Aventura Continua", ambos de 1980, marcam a abertura do caminho reluzente, já que a soma das bilheteria dos dois filmes passam a barreira de 1 bilhão de dólares. Número considerado exorbitante se pensarmos que o valor do ingresso nesta época era 70% menor em comparação com os valores ofertados a nós nos dias presentes.  

Também surgiram na década de oitenta grandes ícones solos, como o personagem "Indiana Jones", interpretado por Harrison Ford. - O qual acredito ser o maior símbolo do cinema deste período. - Sua saga decorreu inicialmente em 1981 e findou em 1989, sendo dividida em uma trilogia: "Os Caçadores da Arca Perdida" (1981), "Indiana Jones e o Templo da Perdição" (1984) e o último "Indiana Jones e a Última Cruzada" (1989). Descarto o quarto filme (Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal) por motivos óbvios, ele só estreou só em 2008 e é também uma merda de filme.


Vejam alguns videos relacionados com esse post:

Guns N' Roses - Knocking on heaven's door (legendado):


Megadeth - Symphony of Destruction (legendado):


Trailer - Os Caçadores da Arca Perdida:

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

É muita gente On no Studio Off