Social Icons

domingo, 1 de julho de 2012

TimeLine - Homem Aranha

Nascimento:

O Homem-Aranha nasceu em 1962 e sua primeira aparição foi na revista Amazing Fantasy. Foi criado pelo famigerado escritor de história em quadrinhos Stan Lee, autor de vários outros bem sucedidos super herois e um dos fundadores do selo editorial Marvel.



Para os “newbies”, ou “noobs”, em filmes e HQ’s, a Marvel foi responsável por vários outros “homens fantasiados”, entre eles, Capitão América, Thor, O incrível Hulk e o filantrópico playboy Homem de Ferro, ou, sendo curto e grosso, os recentes Vingadores!!!


Stan Lee teve a ajuda de Steve Ditko, desenhista formado na Cartoonists and Illustrators School, de Nova Iorque. Ditko tem em seu currículo outros grandes personagens do mundo quadrinístico, tais como: "Doutor Estranho", "Capitão Átomo" e "O Questão". Os dois últimos foram, inclusive, atualmente adquiridos pela DC Comics, eterna e rival direta da Marvel.




As características impostas por Stan Lee para o Homem-Aranha buscavam um formato mais próximo do real. O Heroi, em sua ideia primária, tinha que possuir conflitos ligados ao cotidiano, como qualquer jovem que se sente deslocado. Ex: problemas financeiros, dificuldade com as mulheres ou nítida desordem familiar. Esses dilemas sofridos pelo personagem seriam de vital importância para o seu amadurecimento no decorrer do tempo e para o alcance de uma maior empatia do público.

O Homem–Aranha é um heroi popular por ter uma história que integra a classe média baixa, um estudante desempregado que é maltratado na faculdade, mas o acaso faz mudar sua sorte, e ele, que antes era um invisível, começa a ser notado, lembrando que, até hoje, muitos de nós (nerds/geeks) temos uma sincera identificação com a realidade sofrida pelo jovem Peter Parker.


Stan Lee, quando criou o Homem-Aranha desejava fazer dele uma pessoa comum com grandes poderes e essas ideias surgiam enquanto reproduzia. Ele queria algo novo e estava disposto a ser demitido juntamente com Steve Ditko, que embarcou nesta também, mas o risco valeu a pena e hoje o “Cabeça de Teia” faz parte da cultura pop mundial e é um ícone do cinema, com filmes que já passam da barreira de U$ 2,4 bilhões de dólares em bilheteria.


s.: Créditos também para a pequena colaboração de Jack Kirby no design final do heroi. Para os que ainda não foram apresentados ao magnífico trabalho de Jack Kirby, busquem apoio nas páginas de "Silver Surfer", o Sufista Prateado.



Ficha Técnica:

                             
                              
Nome:Peter Parker.


Alter ego: Homem Aranha.

Poderes Físicos: Similares aos de um aracnídeo. Força proporcional à de uma aranha, ou seja, pode levantar até 10 (dez) vezes o seu peso normal e tem capacidade de saltar longas distâncias. Possui também a capacidade de escalar prédios com extrema facilidade, usando apenas as pontas dos dedos.

Poderes Mentais: Pode prever pequenos eventos catastróficos com o seu “Sensor Aranha”, mas só se ele estiver presente na catástrofe e se a ofensa for dirigida a ele diretamente.


Poderes Artificiais: Lança teias, mecanismo que depende dos movimentos providos pelo pulso do Aracnídeo. Vale ressaltar que o dispositivo foi desenvolvido a partir da tecnologia das indústrias Oscorp.


Filiação: Richard e Mary Parker, mortos em um acidente de carro. (Ou não, segundo especulações do novo filme “O Espetacular Homem-Aranha”).

Ocupação: Fotógrafo free-lancer do jornal Clarim Diário.

Idade Cronológica: 50 anos.

Idade Fictícia: 22 ou 25 anos.

Cidade: Nova Iorque.

Figurino: O traje do Homem-Aranha é inspirado nas cores da bandeira do EUA. Muito comum em herois da década de 30-60.


Origem:


Desde a primeira HQ solo (The Amazing Spider-Man, 01 de 1963), a origem do Homem-Aranha permanece igual à que é contada até hoje. O jovem estudante colegial Peter Parker é picado por uma aranha que foi exposta a radioatividade gama durante uma exposição de ciências. Com o transpor do tempo, o jovem passa a desenvolver as habilidades próprias de uma verdadeira aranha. Após as evoluções das mutações proporcionadas pela picada da aranha, Peter faz uso de suas novas habilidades para ganhar dinheiro de uma forma mais rápida. Na história clássica, Peter se inscreve em um evento de luta televisionada e ganha o prêmio principal.


Quando o jovem e inocente Peter tentava reivindicar o prêmio de sua luta, percebeu que havido sido ludibriado pelo produtor do evento, que não lhe quis pagar o valor anunciado no jornal. Sentindo-se financeiramente lesado, Peter presencia, no mesmo momento, um assalto, deixando, de forma proposital, que o bandido fugisse sem dificuldades, porém as consequências dessa atitude acabaram por influenciar diretamente na morte de seu tio Ben Parker, assassinado pelo bandido anteriormente mencionado em uma tentativa de fuga desesperada. Ben Parker, antes de morrer, havia dado o seu maior conselho ao sobrinho, assim dizendo-lhe: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. A frase é um dos mais firmes pilares do super heroi, que, logo depois, parte para a incansável luta contra o crime.


Voltando a falar sobre o “cabeça de teia” na revista “O Espetacular Homem-aranha” ou na versão original Amazing Spider-Man 1, o Camaleão foi o primeiro vilão a aparecer em suas revistas. Já, um super vilão de maior expressão só aparece na de número 03, que é o ilustre Dr. Octopus. O Dr. Connors, vulgo Lagarto, só aparece na de número 06.






Em que pese o grande vilão do “cabeça de teia” seja o Duende Verde, há também outros que merecem destaque, Kraven – o caçador e o Mistério. Deste breve relato de vilões que se põem no caminho do Homem-Aranha, podemos notar, sem muito esforço, que o aracnídeo não é muito querido em sua vizinhança, tendo que lidar ainda, em meio a este considerável elenco de vilões, com a imagem negativa que lhe é feita e alimentada pela mídia, mais especificamente pelo “Clarim diário”, liderado por J.J. Jameson, que, por sua vez, não cessa sua perseguição ao nosso heroi.


Claro que não podemos esquecer o senso de humor desse escalador de paredes, afinal, é um dos herois que mais “tira onda” de seus inimigos, mesmo quando está apanhando. Quando Peter Parker põe a máscara do Homem-Aranha, parece que também muda de personalidade, já que, ao contrário de Parker, extremamente retraído, serve a roupagem de Homem-Aranha, não somente para esconder sua verdadeira identidade, mas também para lhe proporcionar uma inegável forma de fuga da sua própria personalidade, tomando atitudes jamais esperadas no mundo de Peter Parker e tornando a ação do Super Heroi cada vez mais dinâmica e imprevisível.



                   Mini-CríticasHomem-Aranha: o filme (2002):


O filme dirigido por Sam Raimi executa com perfeição a adaptação de um dos ícones mais famosos das páginas das revistas em quadrinhos. O filme também marca o “Boom” das adaptações de herois para o cinema, juntamente com, “X-Men: O Filme”, de 2000 & “Blade”, de 1998.

Homem-Aranha 2(2004):

O segundo filme foi lançado em menos de dois anos devido ao sucesso do primeiro filme. Nessa segunda aventura, o “Lança Teia” continua com sua luta contra o crime, mas em alguns momentos o personagem se torna cansativo pelos seus velhos conflitos existenciais e amorosos, e em outros momentos, o drama forçado se inclui de forma arrastada, tentando criar uma comoção com a plateia. “Homem-Aranha 2” é um bom filme, mas não continua tão impressionante quanto o primeiro.

Homem-Aranha 3(2007):

O terceiro filme traz para a telona, um famoso arco das histórias em quadrinhos, mas de forma desastrosa a película peca novamente no excesso de drama e na forma galhofada de retratar a dualidade sofrida por Peter ao assumir a “simbiose”. O uso de piadas sem graças e o desperdício do vilão “Venom”, só agrava ainda mais a discussão. “Homem-Aranha 3” é o pior filme da franquia liderada por Sam Raimi, que em alguns momentos chega a arranhar o primor dos filmes anteriores.  


Cinco Curiosidades antes de assistir o "
ESPETACULAR HOMEM-ARANHA"

1-O reboot do personagem foi idealizado pela Sony Pictures após desavenças criativas com o diretor da primeira trilogia (Sam Raimi). Outros fatores também contribuíram como o alto cachê pedido pelos atores Tobey Maguire e Kirsten Dunst, que elevariam os custos do quarto filme para mais de 350 milhões de dólares.

2- Inicialmente previsto um orçamento de US$ 80 milhões para “O Espetacular Homem-Aranha”, acabou custando US$ 200 milhões de dólares.

3-Jamie Bell (Billy Elliot), Anton Yelchin (Exterminador do Futuro: A Salvação), Aaron Johnson (Kick-Ass - Quebrando Tudo), Logan Lerman (Percy Jackson e o Ladrão de Raios), Josh Hutcherson (Viagem ao Centro da Terra 3D) e Alden Ehrenreich (Tetro) foram cotados para o papel do heroi.

4-O Co-roteirista dos dois primeiros filmes, Alvin Sargent, foi contratado para reescrever o roteiro para a alegria dos fãs.

5-Em "O Espetacular Homem-Aranha", o diretor Marc Webb (500 Dias Com Ela) dará um maior destaque para os dramas de Peter, e deixaria os vilões em segundo plano, assim como toda aquela ação desnecessária.
 


Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

É muita gente On no Studio Off