Social Icons

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

[Dica de Filme] Donnie Darko

Trata-se de uma mistura de suspense, drama e ficção, dirigido pelo estreante Richard Kelly, que consegue narrar os conflitos familiares e sociais do protagonista Donnie Darko com naturalidade e simplicidade pelo menos nos momentos iniciais do filme. 



Por: Yago Albuquerque.  

É interessante também como ele consegue trabalhar com a mesma qualidade e dar tanta significância a todos os personagens. Cada coadjuvante tem algo importante e em comum na vida de Donnie. Todos aqueles que participam diretamente de seu cotidiano, são muito bem trabalhados, principalmente psicologicamente. Dando mais qualidade ao roteiro.

A trama se passa num mês de Halloween nos anos 80 e apresenta uma boa trilha sonora bem característica e com clássicos da época, como Joy Division, Duran Duran e o conhecido e impregnante cover de Gary Jules da música “Mad World” de Tears for Fears, que combina muito com toda a atmosfera de sonhos, visões e viagens no tempo.




Sinopse oficial do filme:

Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial, mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encoraja a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão.


Alguns acontecimentos se desenrolam fazendo com que o garoto queira fazer mudanças em seu destino, através de uma viagem no tempo. É principalmente em torno da temática de viagem no tempo que a história se desenrola, levando inúmeras discussões e críticas voltadas a ciência, religião e educação. Tornando o filme cada vez mais interessante.

Na discussão científica, são citados Roberta Sparrow, Stephen Hawking e a teoria do “Buraco de Minhoca”, caminho pelo qual pode-se viajar no tempo, ou não. Na questão religiosa, há à antiga discussão da existencia de Deus e o “Destino de Deus”. Existe esse destino? E se existe, uma viagem no tempo é capaz de mudar tal destino já traçado? O filme critica também o modelo de ensino tradicional que aliena os estudantes e não proporcionam discussões e debates entre aluno e professor.


Donnie Darko não foi bem recebido na época de sua estreia, principalmente em seu país de origem. Mas aqui no Brasil acabou se tornando um filme “CULT”, acredito que devido a complexidade do mesmo, que muitas vezes acaba sendo sinônimo de “filme bom” e também por abranger tantos assuntos já citados anteriormente, que proporcionam boas conversas e discussões.

É um desses filmes que você não entende muito bem na primeira vez que assiste, ou que vai entendendo aos poucos ao decorrer da semana, pois ele fica martelando na cabeça. Seu final parece ter sido feito com o objetivo de causar diversos sentimentos e conclusões. É um excelente filme, com um roteiro criativo e original, uma trilha sonora que combina e condiz com o momento em que se passa a história, que envolve ainda mais o espectador para dentro da narrativa. Vale a pena ser visto, se possível mais de uma vez.

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

É muita gente On no Studio Off