Social Icons

segunda-feira, 27 de maio de 2013

[Crítica] Evil Dead.



Antes de falar um pouco sobre o filme, eu gostaria de comentar sobre essa grande onda de remakes e reboots que os filmes vem sofrendo a cada dia. É o fim da indústria cinematográfica norte americana ou os roteiristas estão com preguiça de escreverem algo novo? Onde está à ousadia dos roteiristas? Quem me conhece sabe que eu não coloco muita fé nos remakes. Reboot eu aceito, pois é uma história diferente, porém no remake a pessoa tem que fazer 2x melhor. Evil Dead é um pouco reboot e um pouco continuação no filme do diretor uruguaio Fede Alvarez. Muitos apostaram no fracasso do filme, outros tacharam o filme de 'tosco' ou não se impressionaram, pois dizem que não viram o terror no filme.




Por: Tibério Lamboglia.



Bom, não sou um bom apreciador de filmes de terror. Já vi vários, mas só pelo motivo mesmo de variar um pouco na minha lista de gêneros preferenciais. Muitos não sabiam que esse filme já existia e falavam por impulso que o filme era tosco, pois se vissem os 3 primeiros mudariam de ideia na mesma hora. O fato de alguns não terem enxergado o terror no filme deve ser pelo o simples fato dos filmes de terror hoje em dia serem praticamente todos iguais, mas Evil Dead não. Esse é bem diferente desde o início com a sua mistura de terror e comédia. É um filme totalmente trash! Já o reboot tem outra face, tem um lado mais sombrio e mais violento, com uma história bem mais amarrada, elaborada e bem mais real.



No original, o motivo dos jovens irem para a cabana velha e abandonada era apenas para passar um final de semana com suas namoradas. Nesse tem um motivo mais crível e que envolve um sentimento fraternal e amigável. O objetivo dos jovens de irem para à cabana velha e abandonada é de fazer com que uma das personagens, Mia consiga se livrar do vício das drogas e ajudá-la a encarar a abstinência. Mia é irmã de David. São órfãos de mãe que faleceu em um asilo, louca e invalidada, e são os donos da cabana na floresta mal assombrada.

Evil Dead 2013 tem uma estética visual bem diferente do original e com isso consegue passar mais terror. Pequenas mudanças de algumas cenas ou até mesmo falas são aceitáveis em um reboot, já no remake é um risco fazer isso. - Digo isso porque eu vi esse erro sendo cometido em: Psicose - Hitchcock. - Em Evil Dead original, o livro amaldiçoado é encontrado em uma mesa no porão (detalhe, bem limpo) junto a um gravador. Já no novo é encontrado no porão velho e sujo. Muito, muito sujo e com um cheiro de morte insuportável enrolado com grossos arames farpados. A evocação dos espíritos do mal no original é através de um depoimento gravado em um gravador feito por um professor/cientista. Já no mais novo é feito através da curiosidade de um outro jovem rapaz que faz parte do grupo, Eric. Logo depois de ter citados as palavras proibidas que o próprio livro dizia para não ler, os espíritos são libertados e o que era pra ser uma simples noite de reabilitação virou uma noite alucinante contra os espíritos do mal. 




















A trilha sonora de Roque Baños traz um clima pesado para as cenas chaves do filme e que com toda certeza ajuda bastante a elevar a tensão de quem está vendo. Referências ao original? Tem demais e isso que tá legal no filme, pois há essas referências, como o vômito e o sangue que são marcas registradas da franquia e tem também a câmera correndo pela a floresta sendo a visão do demônio.

Evil Dead é um marco do cinema no gênero horror. Depois de 30 anos quem diria que veríamos um reboot desse filme? Quem diria que mesmo tendo o reboot, ele iria cair nas mãos do criador do original, Sam Raimi? Podem ter certeza que Evil Dead tá mais perturbador do que  antes. Além da trilha sonora, a fotografia do filme tá impecável. Na minha visão só há um ponto negativo a ser comentado. Que nesse filme não teve a presença do guerreiro e sobrevivente matador de demônios sórdidos, Ash! Tirando isso o resto tá bom demais da conta.

Se vocês ainda acham que o filme em minhas palavras não tá legal perguntem ao Ash então sobre o que ele achou do filme.

                     tumblr mkwt29IrIW1rrov60o1 500 Crítica   A Morte do Demônio (2013)


Trailer:



Se você for assistir veja até o fim, no final terá uma surpresinha!

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

É muita gente On no Studio Off