Social Icons

domingo, 19 de agosto de 2012

[CineDay] - Dia Mundial da Fotografia

Hoje, 19/08/2012, se comemora o dia mundial da fotografia

 

Por Izaías D' Santos.

Bom, acho que muitos de vocês leitores, um dia já arriscaram-se no mundo da fotografia, de forma profissional ou apenas como um 'reles amador'. No mundo em que vivemos hoje tirar fotografias faz parte do cotidiano de qualquer pessoa supostamente normal, principalmente se for usuário do Facebook e do Twitter - Instagram.

Mas os fotógrafos profissionais são de extrema importância para o cinema desde antes de sua contemporaneidade, a sétima arte se usa dos conhecimentos da fotografia para compor e sistematizar o fotograma, de forma que a testará, a profundidade, a cor e a que iluminação sejam transmitidos com força total para a tela grande, assim mantendo a hegemonia do cinema como a maior de todas as artes. Vale lembrar que o cinema simplesmente não existiria sem a fotografia, já que, o cinema é basicamente a fotografia em movimento. 

Vamos listar alguns filmes que exploram essa arte com exatidão:


Começo com o clássico de Francis Ford Coppola "Apocalypse Now", de 1979 - Uma das melhores fotografias já feitas, que retrata belissímamente as loucuras da guerra. Oscar de melhor fotografia para Vittorio Storaro.

Em segundo fico com "Clube da Luta", de 1999, do diretor David Fincher - Uma fotografia escura e amarelada que transmite com perfeição a insanidade dos personagens que habitam aquele universo.

E por último, o injustiçado "À Árvore da Vida", de Terrence Malick. - Um filme que dividiu o público devido a sua estética experimental, mas sem sombras de dúvidas a fotografia exercida por Emmanuel Lubezki (Queime depois de Ler e Desventuras em Série) é absolutamente fantásticas, merecia o Oscar.   

E é isso aí pessoal, eu espero que vocês tenham gostado da nossa listinha. Se você que está lendo é fotógrafo ou amador, parabéns. Se você não é, fique apenas parado e diga "chesse" =P




Feliz dia da fotografia!

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

É muita gente On no Studio Off