Social Icons

segunda-feira, 23 de julho de 2012

TimeLine - Batman



Em 1939, pouco depois do surgimento do Superman, a DC Comics cria seu segundo heroi, agora mascarado, Batman. Interessados em explorar o sucesso excepcional do Superman, Whitney Ellsworth, supervisor das publicações da DC, recorre a Bob Kane, um de seus desenhistas mais engenhosos e lhe pede que crie um novo personagem. Por sua vez, Kane vai em busca de orientação com seu amigo Bill Finger. Finger escreveria a maioria das histórias iniciais do Batman, criando o Coringa e vários outros vilões. Ele também é creditado pela invenção do "Batmóvel" e por ter dado nome da cidade "Gotham City".

 
Uma vez decidido o aspecto do personagem ao qual se atribuiu uma vasta capa de bordas em asas de morcego e uma máscara dotada de orelhas pontudas, era também preciso dar-lhe uma personalidade. É aí que Bill Finger se afasta totalmente da tradição instaurada pelo Superman. O homem de aço podia satisfazer o público predisposto às façanhas de um heroi invencível. Batman, um homem sem poderes extraordinário e menos jovial que o kriptoniano, iria formar seu próprio público em bases mais carrancudas.



Enquanto Bill Finger chegava ao posto de comando na DC, Bob Kane se associou a um jovem assistente de dezessete anos, Jerry Robinson. A partir de dezembro de 1939, Robinson assegurará a continuidade artística de Batman, e isso durante longos anos. Mais que qualquer outro, ele contribuiu para definir o universo de Batman desse período.

Na edição da Detective nº. 38 de abril de 1940, Robinson decidiu que Kane e Finger deveriam acrescentar um jovem amigo a seu heroi. É o nascimento de Robin. Robin nasce da ideia de amenizar a violência existente nas histórias do Batman, com o nome de (Dick Grayson), ele ajudaria Bruce Wayne - (Batman), numa quantidade inacreditável de situações.

Com a vinda de Robin, Batman se humaniza consideravelmente. Sua determinação de origem se transforma em capacidade fenomenal de dedução. Ele é um novo Sherlock Holmes e se torna o maior detetive do mundo ao qual não faltariam nem cérebro e nem músculos.

 

Origem e Trajetórias:


A origem de Batman revelada na Detective Comics nº. 33, ou seja, sete números após sua primeira aparição em seis páginas da Detective nº. 27 em Maio de 1939, mostra total diferença de concepção entre os dois grandes herois da DC.

O jovem Bruce Wayne assiste aos seus dez anos, o assassinato do pai e da mãe por um criminoso violento. Anos mais tarde tendo se tornado um adulto, Bruce começa um aperfeiçoamento de seu corpo e mente, ele decide começar sua luta contra o crime e tendo como principal combustível a vingança pela morte dos pais.

“Que aparência adotar?” - Bruce se pergunta. - "Os criminosos são supersticiosos e facilmente amedrontáveis, e meu disfarce deve fazê-los tremer de terror. Tenho que ser uma criatura da noite. Escura e terrível”. Como por um milagre, um morcego perdido surge pela janela da mansão: "Um morcego! É um presságio! Eu me tornarei um morcego!”. E assim nasceu a lenda.


No fim da década de 60 houve uma adaptação do heroi para TV, a famosa série estrelada por Adam West, onde a dupla dinâmica Batman & Robin combatiam o crime de forma bem mais caricata. Marcada pelas onomatopeias de “SOC”, “CRASH” e “POW” que sempre apareciam quando Batman e Robin entravam em ação contra o crime, a série tinha uma função humorada para dispor um clima aventureiro totalmente diferente do ar sombrio que envolvia o personagem nos quadrinhos.




Em 1992 foi criada uma nova série do “Cavaleiro das Trevas” para a TV, mas dessa vez em animação. “Batman: The Animated Series” (Batman: TAS) foi um premiado seriado animado ganhador de dois Emmy’s adaptado das revistas em quadrinhos tendo como principal estrela o famoso heroi da DC Comics, Batman.

A série foi parcialmente inspirada nos quadrinhos de autoria de Frank Miller, principalmente Batman: The Dark Knight Returns, e nos filmes de Tim Burton: Batman e Batman: O Retorno.






Ficha técnica:



Nome: Bruce Wayne.

Alter ego: Batman.

Poderes Físicos: Treinou todos os tipos de artes marciais e técnicas de combate.    

Poderes Mentais: Após o trauma de perder seus pais, Bruce alimenta em sua cabeça uma sede de vingança incontrolável, essa distorção mental causa para ele uma perícia inigualável, ele se torna um Sherlock Holmes mergulhado em trevas!



Poderes Artificiais: Possui vários. Batman se trata de um heroi engenhoso que utiliza de vários apetrechos tecnológicos devidamente guardados em seu “cinto de utilidade”, ou em seu “Batmóvel”.


Super poderes: Não precisa.





Filiação: Thomas Wayne e Martha Wayne (Falecidos).

Ocupação: Empresário, playboy e filantrópico bilionário, presidente da corporação Wayne. Sua fortuna é avaliada em R$ 11 bilhões de dólares segundo o ranking da revista Forbes.

Idade Cronológica: 73 anos.

Cidade: Gotham City.



                         Mini-Críticas:


Batman (1989):

Em 1989, o até então jovem cineasta Tim Burton foi escolhido para trazer de volta aos holofotes o homem morcego. Muitos esperavam uma pegada caricata como o da série da década de 60, principalmente porque Burton tinha acabado de sair de filmes mais engraçados, como: "As Aventuras de Pee Wee (Pee-wee’s Big Adventure)" e "Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice)", e contava com o ator de comédias, Michael Keaton no papel principal.
Mas ao contrário, Burton adaptou um “Batema” mais sombrio, com um plano de fundo noir, podemos notar essas nítidas características no uniforme do homem-morcego, predominantemente preto. A nova estética foi um sucesso, se tornando o primeiro filme na história a arrecadar mais de 100 milhões de dólares nos dez primeiros dias. Claro, não podemos nos esquecer de citar a magnífica interpretação do premiado Jack Nicholson como o vilão Coringa, até então.

Batman, O Retorno (1991):

Com seu sucesso grandioso, Batman não demorou a gerar uma continuação: Batman - o retorno, veio no inicio da década de 90, trazendo novamente Burton na direção e Keaton no papel principal. No novo filme, inclui no elenco: Danny DeVito como uma versão mais dramática, asquerosa e nojenta do vilão Pinguim e Michelle Pfeiffer representando muito bem a insanidade e a sensualidade da Mulher-Gato.
O filme é sem dúvidas muito bom, talvez até melhor que o seu predecessor, a estética é mais evoluída e sua trama mais perturbadora, com toques de insanidade.

Batman, Eternamente (1995):

Apos dois filmes dignos de palmas, ou no mínimo uma congratulação. A Warner teve que lidar com a perca seu diretor Tim Burton, que buscava novos horizontes (Ed Wood - 1996), foi contratado um novo diretor que pudesse chefiar essa franquia milionária, a escolha foi Joel Schumacher (Um Dia de Fúria – 1995). Mas as mudanças não pararam aí. O clima sombrio deu lugar a uma estética escandalosa, o ar de filme noir também sumiu e a linda trilha sonora foi junto, e até o ator Michael Keaton como Bruce Wayne, nada mais era o mesmo. O resultado de tudo isso? Foi um filme horrível, execrado pela crítica, mas que, apesar disso, rendeu bastante e deu a Schumacher a chance de executar um quarto filme.


Batman & Robin (1997):

Schumacher voltou, e nesse novo filme ele esculachou de vez o “batuniverso”, com coisas desnecessárias e pegando bons atores (George Clooney, Uma Thurman, Arnold Schwarzenegger) e colocando-os em cenas humilhantes.
Esse filme trouxe imagens que nunca vão ser esquecidas: Armadura de Batman e Robin com mamilos, bat cartão de crédito, a galera escorregando pela calda de um dinossauro com se fossem um personagem dos Flinstone. Por GOSH! Batman & Robin é um erro ambulante!

Batman Begins (2005):

Oito anos, esse foi o tempo necessário para ressuscitar o "Batema", dirigido por Christopher Nolan (A Origem - 2010), que reinventou totalmente o heroi, dando um ar sombrio e tornando o personagem em um sucesso. Na Trama encontramos mais realidade, podemos entender melhor sua origem e sua mente obcecada por vingança e justiça, um filme perfeito em todas as arestas.

Batman o Cavaleiro das Trevas (2008):

O segundo filme liderado por Nolan é considerado por muitos a obra prima das adaptações de HQs, não acho que chegue a tanto, mas concordo na bela execução feita pelo filme, uma história dramática e bastante densa. O mais estranho do filme foi o sucesso inesperado do vilão “Coringa”, interpretado genialmente pelo ator Heath Ledger (10 coisas que Eu Odeio em Você - 1999), muitas cenas do “Palhaço” são cultuadas até hoje, junto com suas frases emblemáticas: “Eu acredito que tudo que não te mata, te deixa mais estranho”, “A loucura é como a gravidade. Só precisa de um empurrãozinho” e a mais famosa “Why so Serious?”.
O filme em sua totalidade é épico, mesmo pecando pelo excesso de realismo, mas se trata de uma trama perfeita e que traz perguntas que só poderão ser respondidas no terceiro filme, como toda trilogia deveria ser.


Batman o Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)- Cinco curiosidades antes de ver o filme:

1- Bane vai contar com a ajuda de uma poderosa arma para acabar com Gotham. Enquanto o vilão aborda a multidão no estádio, seus homens equipam uma grande bola metálica que fica em cima de um carro e, aparentemente é esse mecanismo que causa toda essa destruição.

2- O filme é situado alguns anos após os acontecimentos de "O Cavaleiro das Trevas". É possível reparar nos fios brancos acrescidos aos cabelos de Bruce Wayne.

3- 'Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge' (Dark Knight Rises) teve sua duração divulgada: 2 horas e 45 minutos! 'Batman Begins' tinha 2 horas e 20 minutos de duração, e 'Batman - O Cavaleiro das Trevas', 2 horas e 32 minutos.

4- Uma vez no set de filmagens, Nolan não olha a cena que acontece na frente das telas no monitor como a maioria dos diretores. Ele observa a ação de perto, e atento para não deixar escapar nenhum detalhe.

5- O Orçamento ficou na casa dos US$ 250 milhões. Sem incluir os custos com publicidade, que podem chegar em 150 milhões. Totalizando 350 milhões.

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

É muita gente On no Studio Off